quarta-feira, 14 de março de 2012

Serviço MBNet


O serviço MBNet é um meio desenvolvido pelo sistema bancário português que permite realizar pagamentos on-line com toda a segurança, tanto em websites nacionais como estrangeiros. Trata-se de um conceito empreendedor, único e inovador e é completamente grátis. Se vivem em terras lusas, este tipo de pagamento na Internet é seguro e aconselhado.

O MBNet, o que é?

O MBNet é um serviço disponibilizado por entidades intervenientes no sistema de pagamentos português (American Express, Bancos/Emissores aderentes, SIBS e UNICRE). Permite a realização de operações de autorização e de liquidação de compras na Internet, em sites nacionais ou estrangeiros, com garantias acrescidas de segurança para os clientes (não disponibilizam os dados do cartão) e comerciantes on-line (recebem sempre o pagamento).
O requisito fundamental para aceder ao MBNet é ser titular de um cartão (débito ou crédito) emitido por uma instituição participante no sistema.



Os bancos acima mencionados são os que lhe oferecem o serviço MBNet; se dos bancos apresentados, um deles é o seu, então, não tem desculpas para não activar o seu cartão. Podem ser utilizados os cartões (débito ou crédito) dos sistemas American Express, MasterCard e VISA.

Como aderir ao MBNet

Se é uma daquelas pessoa que quer começar a aventurar-se no mundo das compras on-line, mas não sabe por onde começar nem como o fazer, relaxe! É muito fácil! Pode aderir ao serviço MBNet através dos canais disponibilizados pelo Banco/Entidade emissora do seu cartão.
Pode instalar o MBNet de uma forma rápida e fácil no seu computador. O ícone MBNet é um pequeno software que lhe permite o acesso imediato às funcionalidades de pagamento, sem ter de sair da loja virtual onde está a realizar a compra. É uma maneira simples e sempre em segurança. Caso não o pretenda dessa forma, pode aderir ao MBNet dirigindo-se a uma Caixa Automático da Rede Multibanco.
Siga os 5 passos seguintes:

1.º Passo – Aceder ao Multibanco

Em qualquer caixa automático Multibanco, introduza o seu cartão bancário e digite o seu Pin secreto.

2.º Passo – Serviço MBNet

Em seguida, surgem vários menus onde pode escolher a opção pretendida; seleccione o serviço MBNet.

3.º Passo – Adesão ao MBNet

Posteriormente, é efectivada a adesão ao serviço MBNet e é necessário digitar o código pretendido (6 algarismos), o qual deverá memorizar. E, depois, tem de confirmar o código secreto MBNet introduzido.

4.º Passo – O Montante Máximo

Opcionalmente, poderá definir um montante máximo de compras por dia. Confirme os dados de adesão do MBNet

5.º Passo – Retire o talão

Retire o cartão e o talão de adesão ao MBNet onde consta a sua identificação MBNet. Esta será utilizada, juntamente com o código secreto MBNet, para efectuar compras na internet. Por motivos de segurança, o código não é impresso no talão.

É um serviço prático e funcional que está à nossa disposição e à distância de uma simples operação no Multibanco ou de um click na Internet.

Dicas de utilização

Convém ressalvar a informação que o serviço MBNet não é aconselhado para uma utilização intensiva nas compras online, mas sim para uma utilização esporádica ou específica. O MBNet é um serviço associado ao seu cartão multibanco que permite que seja criado um cartão de crédito virtual com as seguintes especificidades:
  • Tem um prazo de expiração/validade até um máximo de 30 dias, contados a partir do dia da sua geração;
  • Não é possível utilizar a mesma identificação para diferentes cartões;
  • Foi idealizado para efectuar um único pagamento (no entanto, se o consumidor adquirir mais do que um produto ao mesmo comerciante é possível que o mesmo cartão temporário origine mais do que um débito);
  • É aconselhável que o limite máximo definido no seu cartão seja ligeiramente superior ao valor do produto devido aos custos de envio ou ainda pelas variações cambiais (tratando-se de um comerciante fora da zona Euro). Tenha sempre em atenção o formato da data que lhe é solicitada (Ano/Mês; Mês/Ano);
  • O MBNet assegura que o valor total dos pagamentos gerados por um mesmo cartão temporário, não ultrapassa o valor máximo definido para o cartão. O valor restante da compra fica sempre disponível na sua conta;
  • Ao fazer uma reserva, deve ter em atenção que o valor não lhe é retirado nesse momento, mas sim no momento em que, efectivamente, a compra se estabelece.
No que diz respeito à segurança e ao cancelamento do cartão destacam-se os seguintes parâmetros:
  • Através do MBNet é possível efectuar pagamentos de compras fora da Internet. Tem de informar o comerciante das referências de pagamento atribuídas pelo MBNet – o número do cartão temporário, a sua data de validade e o CVV2 (na rede Visa) ou CVC2 (na rede Europay/MasterCard). São códigos de segurança compostos por três dígitos impressos no verso dos cartões de pagamento, no canto superior direito do respectivo painel de assinatura;
  • O comerciante nunca tem conhecimento do valor definido como limite de utilização do cartão temporário, tal como não terá do número do cartão real subjacente;
  • Caso o seu cartão bancário expire e haja uma substituição por outro do mesmo tipo, a sua adesão ao MBNet é automaticamente renovada, assim como quando o cartão é cancelado, o MBNet também o é. O cancelamento de um cartão temporário impede a execução de operações posteriores ao cancelamento deste mas, não anula as operações já realizadas;
  • Por motivos de segurança, assim que um cartão real é cancelado ou substituído por outro do mesmo tipo, o utilizador deixa de visualizar, através da opção de consultas, os movimentos/transacções associadas a esse mesmo cartão;
  • As causas possíveis para o cancelamento de um cartão temporário são: CVV Inválido; Data de Expiração Inválida; Montante Excedido; Cartão Expirado e o cancelamento pelo próprio utilizador ou pelo Banco emissor.
Sinta-se à vontade para experimentar este método de pagamento. Não se deixe dominar pela pseudo complexidade do mundo novo, porque afinal não é assim tão confuso e, nós, não somos assim tão antiquados. Agora já tem todos os conhecimentos necessários para comprar com sucesso e segurança, tanto em websites nacionais como estrangeiros. Perguntar-se-á acerca do porquê de não o ter começado a utilizar há mais tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More