quarta-feira, 30 de maio de 2012

O escudo português - 5 escudos (1977)

Estado Novo Português: Nome dado ao regime autoritário que vigorou em Portugal por 41 anos, de 1933 até a aprovação de uma constituição após a Revolução dos Cravos em 1974. Esse período também ficou conhecido como salazarismo, graças ao líder do movimento, Antônio de Oliveira Salazar, líder do movimento que assumiu o poder no país entre 1930 e 1968, quando se afastou por problemas de saúde. Era um regime antipartidário e antiparlamentarista. Os poderes legislativo e judiciário estavam nas mãos do governo, que o exercia através do conselho de ministros. Esse regime de governo possui algumas semelhanças como o regime Fascista da Itália, pois havia forte repressão à população e ao mesmo tempo forte propaganda política para difundir a doutrina e a ideologia do Estado Novo. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Escudo Português
Exemplar: A moeda apresenta, em seu reverso, o escudo de Portugal e a inscrição de valor (5$00). O anverso mostra as inscrições "REPÚBLICA PORTUGUESA" e o ano de cunhagem (1977).

Caravela
Escudo de Portugal: O atual escudo português, usado desde 1481, mostra uma bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro representa, segundo a tradição, o antigo reino mouro do Algarve, conquistado por Afonso III em 1249 na batalha de ourique. Os cinco escudos azuis representam uma suposta aparição de Jesus Cristo ao rei Afonso, que lhe prometeu a vitória caso usasse suas chagas (em número de cinco) como arma.


Caravela: Embarcação usada pelos portugueses e pelos espanhóis durante a era dos descobrimentos, entre os séculos XV e XVI. Era um barco pequeno e rápido, com 25m de comprimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More