sábado, 8 de setembro de 2012

Poupar nos livros escolares


Nos dias que correm, o regresso às aulas é inevitavelmente associado a gastos extras no orçamento familiar, nomeadamente no que toca aos livros escolares que absorvem a maior fatia. Esticar o orçamento para comprar todos os livros escolares que os miúdos necessitam para o novo ano letivo, apresenta-se como uma verdadeira dor de cabeça para muitos pais, principalmente quando existe mais do que um filho. Felizmente, também existem imensas dicas de poupança nesse sentido, por isso, toca a economizar!
Livros escolares emprestados: se a ideia é poupar o máximo de dinheiro possível nos livros escolares, a primeira coisa que tem de fazer é elaborar uma lista dos livros que a criança/adolescente vai precisar e recorrer a amigos e familiares com filhos mais velhos, para saber se alguém tem algum desses livros e que possa emprestar. Algumas câmaras municipais também dispõem, para troca, livros escolares antigos… o que é uma excelente opção em termos de poupança para o regresso às aulas.
Pesquisa, pesquisa, pesquisa: é fundamental reservar algum tempo para fazer uma pesquisa exaustiva relativamente aos preços de todos os livros escolares que vai necessitar. Comece pela Internet e faça uma lista de quanto custa cada livro e aonde – sempre que considerar fazer compras online, verifique os portes de envio e contabilize esse valor no orçamento final (se forem grátis, tanto melhor!). Feitas as contas, avalie qual o melhor local online para adquirir os livros escolares e poupar dinheiro – pode até haver diferenças significativas entre livros de um site para outro e se um deles oferecer portes grátis, por exemplo, mande vir os livros de locais distintos… afinal de contas, o objetivo é poupar dinheiro. Uma vez feita a pesquisa online, pode também fazer uma pesquisa offline, visitando algumas livrarias e pedindo um orçamento – depois compare e opte pelo orçamento mais económico.
Promoções online: o mercado online é extremamente competitivo e não é raro cada livraria oferecer algum tipo de promoção e/ou desconto ligado à compra dos livros escolares. Até já existem supermercados que vendem livros escolares online, disponibilizando descontos em cartões de cliente, por exemplo. Averigue todas as possibilidades antes de tomar a decisão final. Inscreva-se atempadamente nos sites de cada livraria, de forma a receber as suas newsletters, nomeadamente aquelas dedicadas ao regresso às aulas!
Dúvidas? É comum surgirem dúvidas relativamente a alguns livros de exercícios, de apoio, etc… Nesses casos, não compre, reserve apenas, se for possível. Depois, esclareça junto do professor a real necessidade desse livro. A verdade é que pode realmente não ser preciso para esse ano letivo e assim acaba por poupar mais algum dinheiro.
Compras coletivas: se vai comprar online, verifique se ao juntar os seus livros escolares com os de uma amiga ou familiar no carrinho de compras virtual, possa assim usufruir de portes de envio grátis ou de algum desconto suplementar. Mesmo que esse não seja o caso, podem sempre dividir os custos do envio – outra forma inteligente de poupar dinheiro.
Obras literárias: a lista de livros escolares pode ou não (por vezes o pedido por este tipo de livros surge mais tarde) incluir obras literárias que os alunos irão estudar ao longo do ano letivo. Para poupar dinheiro em livros como estes, considere trazê-lo emprestado da biblioteca (pode renovar o empréstimo várias vezes se não estiver ninguém em lista de espera para o livro), pedir emprestado da “biblioteca” de familiares e amigos ou comprar em segunda mão.
Muitos filhos, muitos livros: se tem mais do que um filho, a conta dos livros escolares vai facilmente duplicar, por isso, na hora de pesquisar, verifique se no local onde pretende adquirir os manuais escolares, existe algum desconto devido precisamente a essa quantidade.
Livros às prestações: se tem por hábito adquirir os livros escolares sempre na mesma livraria e assim beneficiar da vantagem de ir pagando às prestações, esta pode ser uma forma de poupar dinheiro a curto prazo, desde que não exista o acréscimo de qualquer tipo de juro. Ainda nestes casos, questione a gerência da livraria se poderá usufruir de algum desconto se pagar os livros escolares de uma só vez… o desconto efetuado pode ser mais vantajoso do que andar a pagar os livros escolares às prestações meses a fio.
Locais onde pode comprar livros escolares e poupar dinheiro:
Fonte: http://saberpoupar.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More