sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Caraíbas Brasileira


Arraial do Cabo é um desses destinos ainda mal explorados, mas com enorme potencial. Vai dizer que não parece o Caribe ?
arraial do cabo 12 Tudo sobre Arraial do Cabo
Passeio de barco em Arraial do Cabo
Pra quem não conhece fica na Região dos Lagos, norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro, a 30 km da badalada Búzios e a 160 km do Rio. Arraial é apelidada de caribe brasileiro pela cor das águas, tem dunas, lagoas e é considerado um dos melhores pontos de mergulho de profundidade do Brasil, no nível de Fernando de Noronha e Abrolhos, por exemplo. É aí que eu pergunto, porque tanta gente nunca ouviu falar de Arraial do Cabo ?
arraial do cabo 19 Tudo sobre Arraial do Cabo
A areia branquinha da restinga da Massambaba se estende até Saquarema
O problema de Arraial do Cabo é o mesmo de vários destinos do Brasil : imbróglios políticos, falta de investimento e de um plano de turismo. Arraial do Cabo era parte de Cabo Frio até criarem um movimento de emancipação pra abocanhar toda a arrecadação da Companhia Nacional Alcális (criada durante o governo de Getúlio Vargas como parte do processo de industrialização de terras tupiniquins).
arraial do cabo 10 Tudo sobre Arraial do Cabo
Praia do Forno é acessível por trilha ou por barco táxi a R$ 5
Em 1985, finalmente Arraial foi emancipada. Só que, olha o azar, a empresa que era praticamente a única fonte de renda passou pelo processo de privatização no Governo Collor e faliu, levando gentilmente o município pro buraco. Boa parte da população de Arraial do Cabo trabalhava na CNA e ficou desempregada. Até hoje, dá pra ver o processo de favelização logo na entrada da cidade. Um outro grande problema foi a ocupação desorganizada da restinga de Massambaba, que deveria ser protegida.
arraial do cabo 9 Tudo sobre Arraial do Cabo
Os barquinhos da Praia dos Anjos são inconfundíveis
Há uma briga antiga entre o Ministério Público do Estado do Rio que acusa a prefeitura de Arraial do Cabo por fazer vista grossa na ocupação de dunas e da favelização dos distritos de Figueira eMonte Alto.
arraial do cabo 4 Tudo sobre Arraial do Cabo
Parque Costa do Sol é uma esperança pra conter invasões e construções irregulares na Praia daMassambaba
Só em abril de 2011 que finalmente foi criado o Parque Estadual Costa do Sol que protege áreas de restinga, dunas e sambaquis (de importância arqueológica). O desafio agora é ir em busca do tempo perdido.
arraial do cabo 20 Tudo sobre Arraial do Cabo
As dunas da reserva da Massambaba
Como o mundo e a política dão voltas, veio a era do pré-sal e, há cerca de um ano, Arraial do Caboconseguiu o status de município produtor de petróleo (apesar de não produzir, só escoar), mas teve direito aos royalties. Eu que sempre visito a cidade não vi muita mudança na área do turismo, mas a esperança é a última que morre.
flores arraial do cabo 1024x772 Tudo sobre Arraial do Cabo
Flores da Massambaba, fotos tiradas durante uma trilha na reserva
A cidade não tem muita infra-estrutura, existem poucas pousadas, poucos restaurantes e não consegue atrair o chamado “turista de qualidade”.
arraial do cabo 23 Tudo sobre Arraial do Cabo
Pôr do sol na Praia da Figueira, um dos mais bonitos que já vi
Atualmente as praias enchem com forasteiros nos feriados. Esse tipo de turista que não tem nenhum senso de preservação. Basta ir em Arraial do Cabo em finais de semana no verão pra se irritar com o lixo deixado mas praias e nas trilhas.
arraial do cabo 11 Tudo sobre Arraial do Cabo
Só que vale a pena ir em Arraial ? Sim. Eu aconselho a ir fora de grandes feriados e alugar um barco pra passear pelas praias.
ARRAIAL DO CABO
O que fazer ?
Passeio de barco – partindo da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos. Praias desertas, ilhas com vegetação preservada, grutas, paradas para mergulho e pesca. Duração: depende. Tem passeios em grupo por 50 Reais, mas eu jamais faria um desses.  Muita confusão. Melhor negociar com um pescador na Marina por uma locação privativa de dia todo. Da última vez paguei 400 Reais.
arraial do cabo 13 Tudo sobre Arraial do Cabo
Caminhadas ecológicas – existem algumas possibilidades de trilhas, mas ainda não estão mapeadas (perguntei no ponto de informação) e não existem guias capacitados ainda. Eu fiz uma pequena na Restinga de Massambaba que já citei acima.
Praias - 35 km de praias oceânicas e 65% da Lagoa de Araruama. As praias são indiscutivelmente boas, apesar da água congelante. Só dá pra tomar banho em dia de muito sol mesmo. Já a Lagoa tem água quentinha, mas bem salgada. Vale lembrar que a Lagoa de Araruama que estava praticamente morata passou por processo de revitalização. Abriram mais o canal em Cabo Frio (Canal do Itajuru) pra água do mar entrar e sair com mais facilidade  Pelo menos visualmente a lagoa melhorou muito.
arraial do cabo 2 Tudo sobre Arraial do Cabo
Lagoa de Araruama, na altura do distrito de Monte Alto
História – Na praia dos Anjos tem o Obelisco Américo Vespúcio, de 1503, e que indica a chegada dos portugueses. Dali mesmo dá pra ver a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, de 1506, e dizem que foi a primeira igreja onde foi celebrada uma missa no Brasil, e a Casa de Pedra, de mesma data e tida também como uma das primeiras construções do Brasil. Apesar de ainda não ter visitação guiada, tem o Farol Velho, na Ilha de Cabo Frio, obra de D.Pedro II em 1833. Desativado desde 1866. As Ruínas do Telégrafo no Pontal do Atalaia foi construído em 1814 e hoje em dia é um belo mirante.
arraial do cabo 6 Tudo sobre Arraial do Cabo
Muita gente procura as lagoas pra banho porque a agua é mais quente e sem ondas.
Museu Oceanográfico – Parte integrante do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEPM) que o absorveu. Rico acervo de organismos marinhos vivos e fixados, equipamentos oceanográficos utilizados no estudo do ambiente marinho.
arraial do cabo 14 Tudo sobre Arraial do Cabo
Poço D’água – Construção do século XIX que abasteceu o município durante muitos anos, quando este era ainda uma pequena vila de pescadores.
As casas coloniais – O ambiente que circunda o Largo Histórico é composto por alguns exemplos de casario do final do Século XIX e início do Século XX. Descendo a rua D. Pedro II e até antes de chegar a rodoviária, pode-se notar mais algumas construções, que inclusive já foram tombadas pelo patrimônio histórico do País.
 Onde ficar  ?
Ja me hospedei na Capitão na Areia. Achei caro porque afinal é beira mar, mas a Praia dos Anjos é poluída, não dá pra tomar banho. Alguns quartos (não sei o porquê, mas chamam de “camarotes”) têm vista e varandinha. A piscina é pequena, mas agradável. E fica perto do porto de onde saem os passeios de barco.
arraial do cabo 8 Tudo sobre Arraial do Cabo

Pra terminar aqui vai a lista de praias e um mapinha de Arraial.
mapa arraial1 1024x768 Tudo sobre Arraial do Cabo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More