quarta-feira, 24 de abril de 2013

A origem do Sobrenome e curiosidades!

A gente sempre tem aquela curiosidade se Fulano de tal com o mesmo sobrenome que você é seu parente distante de milionésimo grau. Teoricamente sim, afinal, ele herdou esse sobrenome de alguém da família, que herdou de alguém, que lá no topo é alguma coisa sua e dele. Mas nem sempre será assim. Por que Amanda, você diz isso?




Até mais ou menos o século XII os Europeus (é, tudo começa na Europa, sábosta) só usavam um nome para distinguir as pessoas, que é o nosso primeiro nome, (caso eu faça um post falando da origem do nome), até por causa do feudalismo mesmo eles eram bem isolados e os nomes não se repetiam, até que a sociedade começou a crescer e nasceram outros José's ou Nicolau (nomes europeus ué) e aí, como faz pra saber quem é o Zé que eu estou me referindo ou filho de que Zé que eu estou falando? Como eu poderia por exemplo passar um terreno para o Nicolau se existissem mais 30 com o mesmo nome? Simples, precisamos criar um segundo nome que vai dar origem ao segundo nome de todos os seus herdeirinhos. Assim nasceu o sobrenome.



Alguns derivaram-se da profissão, como por exemplo: Alberto Ferreira (de ferreiro) ou Michael Schumacher originado de Shoemacher que é Sapateiro.
Outros eram chamados pelo lugar onde viviam como por exemplo: Marcelo da Rocha (por morar perto de uma rocha), Fernando Oliveira (por morar perto de uma oliveira).
Haviam os que eram chamado pelo seu jeito de ser, exemplo: James Franco, que devia ter algum parente latino na idade média  muito sincero.
Por fim, alguns eram identificados por serem filhos de alguém, como: Jackson (filho de jack), Pattinson (filho de Patt) e por aí vai.

Aí né gente, vocês devem imaginar, a família foi crescendo, e fizeram que nem os celulares que agora colocaram um número a mais, por causa de outros José da Feira, Felipe de Oliveira e etc, foram juntando o sobrenome herdado da mãe com o do pai e estamos onde estamos, e olha que ainda hoje eu encontro Amanda Lima Barros de Almeida por aí viu.




Só tem uma pessoa no mundo que nunca vai ter seu nome igual ao de ninguém, sabe quem? Básico:
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Mas pode chamar de Dom Pedro I.

Tão grande quanto era o nome da sua neta Princesa Isabel:   Isabel Cristina Leopoldina Augusta Michaela Gabriela Raphaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, que depois de se casar ainda adicionou umOrleans no meio. E a mãe dela que era: Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d’Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d’Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde.


Fonte: http://mandysavoy.blogspot.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More