terça-feira, 20 de agosto de 2013

Considerações a Serem Levadas em Conta se Você Pretende Montar Seu Negócio Próprio


Quase todos os dias da semana, você pode ver Fernando marchando até seu supermercado em uma pequena cidade com um pacote nos braços, vestindo jaléco e chapéu. Ele diz oi milhares de vezes por dia aos amigos e vizinhos – todos clientes frequentes – e se não há nada realmente urgente requerendo sua atenção, ele pára e conversa um pouco. Geralmente, é a única chance que tem de passar o tempo com esses amigos e vizinhos.
“Ficar preso fazendo o que não gosta não é o ponto principal da coisa”, diz ele com um sorriso irônico. “São 70, 80 horas por semana. Só pode ser feito se houver amor à coisa”. Muita gente sonha em largar o trabalho e ter seu próprio negócio. Elas tem fantasias de serem seus próprios chefes, fazendo seus próprios horários, assumindo o controle e levando seus negócios para a direção que sabem que deveria ir. E, realmente, há várias vantagens em ter um negócio próprio, sendo o potencial de ganhar milhões uma delas. Ter um negócio próprio demanda também muito trabalho duro. Mesmo assim, isso não deve te assustar: como Fernando diz, se você ama o que faz, não parece ser trabalho.

Antes de Você Mergulhar

Montar negócio próprio não é algo que você queira fazer de qualquer jeito. Há muita coisa em jogo pra você mergulhar nisso despreocupadamente; erros podem custar não somente a oportunidade do negócio, mas tudo aquilo que você trabalhou duro pra construir. Então, antes de sua imaginação voar, puxe as rédeas fazendo pesquisa e entender o que você está cogitando fazer.
Em nossa opinião, o melhor lugar pra começar sua pesquisa é num escritório de contabilidade. É vital – absolutamente vital – que você tenha um bom e experiente contador que conheça as armadilhas e perigos de vários tipos de negócio. A chave aqui é experiência; um contador que está começando agora não terá a experiência necessária pra dividir com você. Mas alguém que está no mercado há muitos anos terá todo tipo de história pra contar sobre negócios que fracassaram por falta de recursos, gestão. E graças a essa experiência, esse contador pode alertar você das realidades de se ter um negócio próprio, que você não encontra em livros, artigos de revista ou contatos profissionais.
Talvez a coisa mais útil que um com contador pode lhe dar é uma real verificação sobre o financiamento de um empreendimento. Uma grande quantidade de negócios fracassa simplesmente porque não tem dinheiro suficiente; empresários em geral tendem a subestimar os custos e superestimar as receitas. Seu contator pode lhe dizer, de forma realista, quanto de dinheiro será necessário para fazer seu negócio rodar (e se sustentar) durante o primeiro ano de operação, quando geralmente não há lucro.
Não importa em que tipo de negócio está entrando, espere gastar o dobro de dinheiro e de tempo que você estimou.
E isso nos leva à questão de financiar seu negócio. Não recomendamos se afundar em dívidas para financiar 100 porcento do seu negócio. Isso apenas eleva o seu risco. Também não recomendamos pedir dinheiro emprestado para corrigir um problema de fundos; há maneiras melhores de levantar o dinheiro que você precisa. Você pode trabalhar mais um ano ou dois pra economizar a quantia necessária ou pode arranjar um bico, trabalho free lance ou um trabalho à noite. E pode usar esse tempo extra pra terminar sua pesquisa.
Quanto menos dívidas você tiver quando começar seu negócio, mais rápido poderá ver os lucros. Além disso, se você não tem a disciplina ou energia para juntar dinheiro para o seu próprio negócio, isso pode ser um sinal de que essa idéia não é realmente a ideal para você.
Abrir um negócio póprio é uma proposta de risco, contrabalanceada por enormes potenciais retornos. Você deve estar disposto a perder tudo que investiu e ao mesmo tempo fazer todo o possível para evitar que isso aconteça. Você também deve proteger seus bens – sua casa, suas economias para a aposentadoria e por aí vai – para que, se o negócio fracassar, você não ter que construir tudo desde o início.
Fernando diz que fazer sua pesquisa antes de começar seu próprio negócio é um elemento crucial para o sucesso. “Nunca fiz nada que eu pensasse que poderia não dar retorno”, diz ele. “Tudo que você faz precisa ter valor e a melhor maneira de ter essa certeza é fazendo com planejamento. Abrir um negócio próprio é sempre arriscado, mas você pode tornar esse risco calculado se fizer o dever de casa”.

Escolhendo o tipo de negócio que você quer

Fale com qualquer empresário e ele lhe dirá que o melhor negócio pra você é algo em que você é bom e gosta de fazer. A paixão é importante, porque construir um negócio do zero requer trabalho duro e dedicação e muitos dias longos de trabalho. Se seu negócio não te anima – se você não anseia pelos desafios e oportunidades que ele traz todos os dias e não acorda ansioso para enfrentá-los, as chances de você fracassar em breve são grandes.
Então quando pensar em que tipo de negócio você quer, pense em algo que te inspira. Aí então pense num jeito de ganhar a vida fazendo isso.
Essa é uma boa hora de ir à sua lista de objetivos. Mesmo se você não colocou “começar um negócio” lá, rever seus objetivos pode dispertar sua paixão.
Também considere no que você é bom. Não seja tímido quanto a isso; seja honesto consigo mesmo sobre quais são seus talentos e aptidões. Algumas pessoas são organizadas por natureza; algumas são excelentes em falar em público; outras tem o dom para fazerem grandes festas ou trabalhar com animais. faça uma lista de seus talentos – as coisas em que você é bom e que parecem ser fáceis para você.
O fato de algo ser fácil pra você não significa que todo mundo consiga fazer. E, se outras pessoas precisam daquilo que você pode oferecer, você pode fazer do deu talento uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Avaliando suas habilidades

Depois de identificar no que você é bom, é hora de descobrir em que você não é tão bom assim. Fernando admite francamente que não é bom em supervisionar as operações diárias de sua empresa. Ele é um homem de idéias e os detalhes operacionais do negócio o deixam entediado. Então ele contratou pessoas com as habilidades e interesses que lhe faltam.
Fernando e seu irmão fizeram a mesma coisa quando dividiram as responsabilidades dos negócios da família. Nenhum deles poderia assumir todas as operações sozinho. Mas Fernando adorava o mercadinho e seu irmão sempre foi mais interessado na loja de ferramentas e na madeireira da família. Então eles estruturaram os negócios para que cada um persiga o que gosta e é bom.
Eis aqui algumas áreas em que novos empresários geralmente acham que precisam de ajuda:
  • Organização e acompanhamento financeiro, incluindo contabilidade, impostos e seguros.
  •  Direito do trabalho e relações trabalhistas.
  • Serviços de escritório, incluindo arquivamento, registros e faturamento.
  • Computação e automação.
  • Vendas e marketing.
Você terá que lidar com tudo isso quando estiver iniciando um negócio. Ou terá que contratar auxílio temporário pra isso. O importante é ser objetivo sobre aquilo que você não é bom e traçar um plano para possuir “trazer” estas habilidades para seu negócio de outro jeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More