sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Resiliência Financeira – Como Lidar com o Fracasso Monetário

Resiliência é a capacidade de retornar ao formato original após ter esse formato deformado por forças externas. O melhor exemplo é a esponja. Por mais que você a esprema, ela volta.
Resiliência no aspecto financeiro de nossas vidas é uma qualidade essencial que devemos ter. Todos nós enfrentamos problemas financeiros em um momento ou outro de nossas vidas. O ponto importante é ser capaz de se recuperar. Mas como? Não é fácil recuperar – especialmente quando você caiu de grandes alturas.
José foi dentista de gente famosa. Ele tratou muita gente famosa da cidade dele. Não só era um dentista de ótima qualidade, mas era um cara que todo mundo gostava. Logo começaram a convidá-lo para festas de ricos e famosos. Ele gostava de ir a essas partes. O problema é que gostou até demais.
Não demorou muito para José se envolver com as pessoas erradas. Acabou perdendo tudo. Agora José trabalha como garçon. Ele ainda mantém alguns relacionamentos com gente famosa. Mas é quando ele lhes serve uma salada ou abre uma garrafa de vinho caro para eles no restaurante. Ele se sente humilhado.
Ele está bravo com o mundo e está com raiva de si mesmo por ter bagunçado sua vida. Não consegue fazer a coisa “ir embora” de seu coração e não consegue seguir em frente. Mesmo que você nunca tenha enfrentado um problema como este, é muito importante para aprender com a experiência de José. Eu não sou terapeuta mas vi muitas pessoas lidar com tragédia financeira. Aqueles que conseguiram continuar e tiveram uma vida feliz na minha opinião tem
as seguintes coisas em comum:
1. Gratidão
Será que José tem algo para agradecer? Não se você perguntar a ele. Mas se você me perguntar, a resposta é sim. Primeiro, ele não está morto. A maneira como ele estava estava indo, a morte certamente poderia ter acontecido. A outra é que ele conseguiu um emprego. Terceiro, ele não está doente. Em quarto lugar, ele elaborou um plano de pagamento da dívida com seus credores.
Eu sei que isto é fácil para mim dizer isso porque não estou no lugar de José. Mas quando as pessoas são capazes de superar a devastação financeira, gratidão é um ingrediente chave. E quando eles ficam presos, a falta de gratidão também é prevalente. José precisa conscientemente fazer uma lista diária pelo qual ele é grato – mesmo que ele não se sinta com vontade de fazê-lo.
2. Ajuda
As pessoas que se recuperaram ao invés de focar em seu próprio mundinho são úteis para os outros. Ao se envolver com os outros e tentar melhorar suas vidas, José ganharia muito. Primeiro, isso o teria ajudado a encontrar a gratidão mais fácilmente – especialmente se ele estivesse ajudando pessoas que estavam realmente em apuros.
Em seguida, quando você ajuda outras pessoas, você se sente bem sobre si mesmo. Isso iria ajudar a impulsionar José à auto-estima e confiança. E ter mais auto-estima e confiança iria ajudar a impulsionar José em sua carreira. Se ele está interessado em se tornar um dentista de novo, não há nada mais importante do que isto nesta etapa na minha opinião.
3. Aceitar o pior
Um de meus livros favoritos é “Como Evitar Preocupações e Começar a Viver” por Dale Carneige. Neste livro, ele dá conselhos práticos sobre como parar de se preocupar. Uma das técnicas mais poderosas que ele sugere é aceitar o pior e tentar melhorá-lo.
E daí que José é um garçom agora? Quem se importa? Isso é realmente tão ruim? Ele tem um teto sobre sua cabeça e comida na mesa. A única pessoa que acha que isso é uma tragédia é José. E só José pode decidir que não é uma tragédia.
Se você perdeu seu emprego e teve que trabalhar no ferro velho para sustentar sua família, você poderia ter com uma atitude positiva frente a isso? Se sim, você tem a chave para uma vida livre de preocupações. Se puder aceitar e amar a si mesmo para fazer o melhor que puder e não se preocupar com o resultado, você tem uma grande dose de liberdade.
Resiliência financeira após a falha não vem do dinheiro – é por isso que estou escrevendo sobre isso. Dinheiro nunca é a cura se o problema é de auto-estima. A fim de reparar sua auto-estima, você tem que fazer o que gosta. Somente depois de reparar a sua auto-imagem é que você pode começar a subir a escada financeira.
Mas até que você o faça, todo o dinheiro do mundo não vai corrigir aquilo que o aflige.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More